Neuroeducação: Em busca da genialidade pessoal
Este estudo sobre a genialidade humana é resultado teórico/prático de pesquisas sobre a tríade - Consciência, Mente e Cérebro - e tem como foco de trabalho a malha de informações do sistema mental.
Baseado no conceito do mapa holográfico cerebral permite possibilitar as matrizes lógicas do sistema mental ao seu potencial máximo de inteligência.
A Neuroeducação foi desenvolvida pensando em tornar o ato de - estudar, freqüentar a escola, ler livros, prestar atenção nas aulas, pensar, aprender coisas novas – em algo muito interessante, fácil, prazeroso e ao alcance de todos.
Muitas pessoas vêm sendo trabalhadas com a Neuroeducação, tanto para superar incapacidades de aprendizagem como para expandir conhecimentos específicos.
Entre tantas outras necessidades, foram atendidas dificuldades para aprender línguas estrangeiras, tocar instrumentos musicais, memorizar muitas informações ao mesmo tempo, concentrar para prestar atenção em uma aula, estudar ou ler, aprender matérias de conteúdo complexo e que exigem aplicação como matemática, física, química etc., além da preguiça em todas as suas modalidades e a falta de motivação.
Esta neurotecnologia foi aplicada, experimentalmente, durante o ano de 2004, nos alunos de uma escola em São Paulo - SP.
Das 5 a. à 8 a. séries, todos os alunos que apresentavam baixo rendimento escolar e quiseram ser trabalhados, foram encaminhados para terem o suas matrizes lógicas do sistema mental potencializado.
Os resultados obtidos foram muito bons.
Tivemos poucos casos com resultados modestos, quatro adolescentes que desistiram logo nas primeiras sessões de atendimento.
Cada um dos outros, depois de trabalhados, tem uma história de sucesso para contar!
Foi muito gratificante verificar as mudanças para melhor - prazer em estudar, vontade de aprender, facilidade de entendimento e raciocínio, concentração, senso de responsabilidade, pró-atividade, interesse, curiosidade, etc.
A idéia de neuroeducar as dificuldades de aprendizagem foi surgindo na medida em que contatamos diferentes estudos sobre a inteligência:
- Programação Neurolinguística – R. Bandler, J. Grinder e Robert Dilts
- Inteligência Emocional - Daniel Golleman
- Inteligências Múltiplas - Howard Gardner
- Inteligência Coletiva - Pierre Lévi
- Holograma Cerebral – Karl Pribram
Então, nos deparamos com as seguintes questões:
- De que maneira estes conhecimentos poderiam ser usados como instrumentos para nivelar a capacidade inteligente de uma pessoa, ao seu pico máximo, utilizando como referencial comparativo a genialidade que apresenta quando manifesta um de seus talentos naturais?
- Como fazer intervenções no sistema mental de uma pessoa e transformar em talentos todas as suas capacidades, independentemente do seu grau de desenvolvimento?
- Como levar à sua expressão genial, cada uma de suas partes, cada sistema neuronal? E mais, como potencializar estes resultados, considerando o efeito sinérgico da expansão da inteligência coletiva neural?
- Como transformar este “modelo de intervenção” em uma nova área da Ciência da Educação?
Respondendo a todas estas indagações surgiu a Neuroeducação, com o objetivo de dignificar o ser humano, reorganizando as matrizes lógicas do seu sistema mental com as ferramentas do modelo de intervenções, que desenvolvemos para este fim.
Para tornar didático o entendimento, dividimos as explicações em duas partes:
- as matrizes de expressão da inteligência.
- o modelo de intervenção.
Este é um modelo teórico, com base filosófica, que apresenta hipótese metafórica sobre a estrutura e o conteúdo lógico/matricial do sistema mental. Considera:
- a Consciência como o princípio causal do ser humano e o Corpo Físico um veículo de sua manifestação no meio ambiente.
- a estrutura cérebro/sistema nervoso como o elemento de interseção entre o Corpo Físico e a Consciência.
-
- o sistema mental um instrumento de comunicação entre a consciência e o meio ambiente.
Este trabalho evidencia a relação de proporcionalidade entre a qualidade da lógica inserida na programação das matrizes do sistema mental e sua permeabilidade para expressar a natureza genial da Consciência.
Um ponto bastante importante neste modelo é o entendimento de que a Mente é um fenômeno existencial, uma expressão vivificada da Consciência.
A Mente não passa de um conjunto de ilusões perceptivas. O que tem existência real é a Consciência.
Outro ponto a ser ressaltado é o de que cada pessoa tem o seu teto de genialidade. Este limite é resultado:
- da estrutura de sistema mental que ela, como ser biológico, conseguiu desenvolver; e
- da influência indireta, mas significativa, das estruturas biogenéticas ancestrais, das quais todo sistema biológico é derivante.
Nossas pesquisas mostram que este patamar pode ser expandido, se a estrutura do sistema mental for possibilitadoramente reorganizada.
Para fundamentar e contextualizar este modelo serão descritos os seus pressupostos básicos, a seguir.
- O propósito da existência do Ser Humano é o de instrumentalizar a manifestação da Consciência.
- A Consciência é, em sua natureza, absolutamente genial – inteligente, criativa e capaz.
- Consciência e Mente são elementos distintos. A Mente é a resultante vivificada do acoplamento funcional da Consciência ao Corpo Físico.
- A Consciência se expressa no meio ambiente através das matrizes lógicas do sistema mental, organizadas na forma de sistemas de informações.
- As matrizes lógicas do sistema mental são compostas por programas e meta-programas operacionais, organizados em estruturas sistêmicas de informações, segundo determinada lógica.
- A expressão inteligente da Mente é diretamente proporcional à qualidade das estruturas lógicas que compõem as matrizes de expressão da inteligência da Consciência, no sistema mental.
- As matrizes lógicas do sistema mental que apresentam limitadores matriciais têm seus resultados funcionais reduzidos, por que impedem a manifestação da genialidade contida no potencial inteligente da Consciência.
-
Existem dois tipos de limitadores matriciais:
- Funcionais - construção lógica com baixa produtividade operacional.
- Conceituais - conexões entre informações que limitam a compreensão da realidade.
- Toda matriz lógica do sistema mental é passível de ser modificada e potencializada, através de intervenções técnicas.
- A representação interna da realidade - modelo de mundo - é resultado das experiências vividas pela Consciência, em estado de Mente.
- Para as atividades da Mente, são válidos todos os pressupostos da Programação Neurolinguística.
O foco do trabalho prático são os limitadores matriciais.
Quando estes sistemas operacionais são reestruturados, aprender torna-se fácil, prazeroso, interessante e estimulante.
A necessidade de saber mais passa a ser uma característica pessoal.
Fizemos um levantamento dos limitadores matriciais, tanto funcionais quanto conceituais, e chegamos aos itens que descrevemos a seguir.
Os limitadores matriciais funcionais são caracterizados por dificuldades operacionais que independem do conteúdo filosófico do sistema mental.
São limitações decorrentes de circuitos neurais improdutivamente codificados. São eles:
-
Falta de controle do foco de atenção da Mente
- Desconcentração.
- Desatenção.
- Esquecimento.
- Distração.
- Aceleração mental.
- Brancos de memória.
- Dificuldade para criar imagens mentais.
-
Desordem no funcionamento da tela mental
- Falta de integração das telas mentais das lateralidades cerebrais.
- Tela mental escurecida.
-
Desajustes nas estratégias de aprendizado
- Dificuldade para aprender determinados conjuntos de idéias. Ex.: matemática, física, história entre tantas outras.
- Dificuldade para compreender informações e interpretar significados. Ex.: ler um texto e ter dificuldade em entender o seu conteúdo e mensagem.
- Dificuldade de aprendizagem na leitura, escrita e soletração.
-
Preguiça
- Física - caracterizada pela presença de massas sutis atômicas, na forma de campos densos de energia, gravados em regiões específicas do corpo e que alteraram para baixo a freqüência vibratória desses espaços corporais, gerando as sensações de peso e inércia.
- Mental - experimentada na forma de cansaço mental, dores de cabeça, embotamento e sensação de esforço excessivo, quando o ato de pensar requer construção ou reestruturação de ligações sinápticas nos circuitos neurais, decorrentes da assimilação e/ou amadurecimento de idéias.
- Emocional - manifestada na forma de procrastinação ou fuga de situações envolvendo experiências emocionais que causam sentimentos que o indivíduo faz tudo para não sentir.
- Moral - atinge a força de vontade do indivíduo. É facilmente identificável, pois a pessoa tem desejo de materializar ações, mas falta-lhe a força moral para sustentar o esforço da ação. Para quem sofre de preguiça moral, esforço significa peso, cansaço e ter que medir forças com a inércia.
Os limitadores matriciais de conteúdo têm ligação direta com a representação interna da realidade e o sistema de crenças que os valida.
São eles:
-
Baixa autoestima
- Complexos - inferioridade e superioridade
- Carências emocionais
- Excesso de agressividade/passividade
- Dependências emocionais
-
Baixa autoconfiança
- Timidez
- Crença de incapacidade
- Medo
- Insegurança
- Ansiedade
- Covardia
- Desconfiança
-
Falta de motivação
- Desinteresse
- Apatia
- Falta de iniciativa
- Insatisfação
-
Ausência ou presença rudimentar de uma matriz de inteligência
- Ignorância
- Ingenuidade
- Imaturidade
Este modelo foi desenvolvido para criar/remodelar as matrizes lógicas do sistema mental e possibilitar a expressão máxima do potencial inteligente da consciência – a genialidade pessoal.
É composto por um conjunto de técnicas, com estrutura mecânica quântica, que permitem reorganizar a lógica destas matrizes, segundo planejamento prévio.
Esta estratégia de ação permite intervir em áreas específicas do sistema mental, e possibilitar os limitadores matriciais.
Princípio técnico do modelo
Colapsamento dirigido de estruturas lógicas, utilizando a imaginação criativa como veículo de trabalho, para alterar as neuroprogramações (codificações) com limitadores matriciais.
Tem como objetivo criar nova estrutura funcional e conteúdo filosófico possibilitador, produzindo salto quântico na compreensão da realidade em questão.
Várias técnicas de intervenção foram desenvolvidas seguindo este princípio.
Como é desenvolvido o trabalho
- Diagnóstico - levantamento dos limitadores matriciais a serem trabalhados.
- Atendimentos individuais - desenvolvidos por um(a) neuroeducador(a), com o propósito de transformar em estruturas possibilitadoras, os limitadores matriciais identificados.
- Acompanhamento - após as intervenções, são realizados alguns encontros periódicos para avaliar os avanços obtidos e possibilitar ainda mais os resultados.
Condições para a realização do trabalho
- A pessoa deve ser normalmente inteligente e capaz de seguir instruções com a imaginação; e
- Desejar se submeter ao processo de neuroeducação.
O que uma pessoa pode esperar deste trabalho
- Tornar-se tão genial nas outras expressões inteligentes da Consciência, quanto o é naquelas que constituem seu conjunto de talentos naturais, possibilitados geneticamente.
- Ser tão inteligente quanto a potencialização da malha de informações de seu sistema mental permite ser.
Em linhas gerais, este é o conteúdo deste programa que busca facilitar a expressão da genialidade humana.
Para mais informações:
Instituto de Pesquisas em Neuroeducação
Rua Sergipe, 441, conj. 132, São Paulo, SP.
Tel.: (11) 3258-9465 e (11) 4112-3389
www.neuroeducacao.com.br
susan@neuroeducacao.com.br