O desenvolvimento infantil não pode ser visto somente sob o aspecto da maturação física englobadas as dimensões cognitivas, afetivas, morais e lingüísticas.
O resgate do papel dos pais e demais educadores no processo de educação de uma criança, inicia-se com o conhecimento das fases pelo qual passa o desenvolvimento de um indivíduo.
Família pode ser definida como uma instituição constituída por pessoas aparentadas que co-habitam no mesmo espaço físico: pai, mãe e filhos e até mesmo outros personagens como avós, tios, etc.
Atualmente nem todas as famílias são compostas desta maneira tradicional.
O pai faz a ligação do filho com o mundo, protege a família e transmite valores juntamente com a mãe.
O envolvimento da mãe é bem maior pois, consegue acompanhar o desenvolvimento do filho.
Cabe ao filho se comprometer com tudo o que pertença aos estudos, criando responsabilidades que no futuro ajudará na vida profissional.
O fenômeno da “terceirização” ocorre muitas vezes por necessidade, uma vez que os pais precisam contar com a ajuda para educar seus filhos, terceirizando parte da educação deles.
Este capítulo trata de liderança, limites, chantagem infantil, sentimento de culpa e o medo de dizer não.
Para fazer a diferença nas vidas de seus filhos, você precisa oferecer mais que amor. Você precisa orientá-los com eficácia nas situações do dia a dia.
É com os pais que os filhos devem aprender as primeiras lições para tornar-se uma pessoa apta a viver em comunidade.
Com firmeza, acolhimento, apoio e, quando preciso, oferecendo resistência ao que o filho quer impor. Alias, se alguém tem de impor algo na relação entre pais e filhos, este alguém é o pai ou a mãe.
Inteligência Emocional desenvolve na criança capacidade de ser um adulto feliz.
Para que isso aconteça, o meio ou principalmente a família precisa estar estruturada emocionalmente de forma a funcionar como modelo para os filhos.
Esse modelo deve ser criado com o objetivo de transformar problemas em oportunidades de aprendizado.
Esta visão de solução significa que os pais saibam identificar os seus sentimentos e os dos seus filhos para ter a resposta emocional adequada e efetiva para cada situação.
Neste capítulo fazemos um convite à reflexão sobre as atitudes dos pais na sua família.
Sabemos que os filhos observam e imitam o comportamento dos pais e por isso que a verdade, regras, limites e responsabilidades precisam ser evidenciadas para a formação do juízo moral-ético.
O convívio familiar sadio é a base para a felicidade pessoal e social
Vontade é a mola propulsora da ação, característica exclusiva do ser humano que leva indivíduos a despender esforços para alcançar seus objetivos. Motivados intensificam, direcionam e persistem na ação.
Pais educadores são indivíduos que buscam aprimorar esse trabalho e percebem efetivamente os esforços despendidos e os benefícios alcançados através da bagagem que fornecem e da maturidade alcançada pelos filhos.
O amor é indispensável, mas a liderança e autoridades dos pais devem prevalecer sempre.
Educar para libertar mostra que hoje em dia, na hora de educar existe uma tendência a super-proteção ou seja fazer a vontade dos filhos.
Educar para libertar pressupõe uma educação moral e psíquica, que liberta o indivíduo para que ele seja autônomo, responsável e comprometido definindo os limites necessário a criança e aos jovens.
O capítulo apresenta estratégias que possibilitam condições necessárias para auxiliar os pais a colocarem limites cujo entendimento direciona a uma reflexão de como interagir com seus filhos.
Os filhos se espelham nas condutas dos pais e dos adultos que com eles interagem.
Alguns tópicos que são interessantes :
A importância dos horários na rotina do dia-a-dia.
Como foi seu dia hoje?
Desenvolvendo responsabilidades nas crianças – começando com pequenas tarefas
Dizer “não” é imprescindível?
Expressando idéias e aprendendo o valor da convivência e outros assuntos importantes.
Para muitos, educar os filhos é uma tarefa extenuante, com altos e baixos na base do erro e do acerto.
Porém a educação dos filhos pode ser palpitante, se você souber onde esta e onde quer chegar.
Você receberá sugestões práticas para trilhar esse caminho de forma tranqüila, prazerosa e bem sucedida.