Cérebro, Mente e Consciência entrelaçam-se de forma indivisível e quântica, permitindo-nos compreender que somos o resultado de estímulos eletroquímicos provocados pelo meio ambiente, através de sentidos capazes de disparar impressões, emoções, sentimentos e pensamentos, que são os elementos construtores das crenças sobre as quais representaremos o significado de nossas vidas.
O cérebro humano não está de modo algum formado plenamente no nascimento.
Ele continua a se moldar durante toda a vida.
As emoções e o equilíbrio psicológico também dependem de exercícios cerebrais pois os neurônios, a unidade fundamental desse sistema, têm uma plasticidade e poder de adaptação muito grande.
Para ser inteligente moralmente, deve-se agir certo.
Agir implica conhecimento e discernimento na escolha do bem, do mal, e dos princípios que regem a sociedade.
Conheça os alimentos onde estão presentes os nutrientes que fornecerão o aporte para que o cérebro fique mais ativo, melhore a capacidade de aprendizagem, a concentração e outros processos cognitivos, além de dicas para uma alimentação adequada e a ordem de ingestão dos alimentos.
Além disso, encontre respostas para as suas dúvidas:
- Quando começar a nutrir o cérebro?
- Como nutrir o cérebro para que alcance a excelência?
- O ar, a água e o sono podem ser alimentos para o cérebro?
A neuroplasticidade é a capacidade do sistema nervoso de se modificar frente às exigências do ambiente, ajustando-se às necessidades externas.
Esse processo é mais intenso na infância, porém persiste por toda a vida.
É graças a essa característica cerebral que adquirimos novas habilidades motoras e intelectuais e recuperamos parte das funções perdidas após lesões.
Estímulos sensoriais, movimento, motivação e desafios levam a alterações estruturais e funcionais no sistema nervoso e, portanto, a mudanças nas conexões sinápticas, permitindo novas aprendizagens.
Estabelecer uma relação de responsabilidade e confiança com o exercício da vontade entre as partes interessadas no processo educativo é garantia de transformação e sucesso educacional.
O que é memória holográfica? Como é formada?
A memória e a aprendizagem são as bases para todos os conhecimentos, habilidades intelectuais e mentais, e planejamentos.
Por que ela falha quando mais precisamos dela?
A memória pode alterar o seu funcionamento devido a variados fatores como distúrbios cerebrais, neurais, danos no hipocampo, estresse, falta de sono, entre outros.
Como estimulá-la?
E o mais importante: como estimular os alunos a obterem os benefícios das informações e conteúdos e armazená-los na memória de longo prazo?
Essas perguntas dos processos mnemônicos e outras são as bases deste capítulo que fornece explicações e processos facilitadores para se ter não uma memória, mas sim um HD de arquivo.
Para onde nos levam nossas emoções e por quê?
Deveremos viver prisioneiros de emoções como medo, raiva ou mesmo tristeza?
Tanto a saúde mental como a física dependem da reformulação dos problemas emocionais, pois suprimir uma emoção é oferecer a ela a liberdade de se manifestar onde quiser; a conseqüência é a somatização das emoções reprimidas.
Pela ressignificação, isto é, por uma nova interpretação para eventos ocorridos, podemos alterar os estados emocionais.
Também pela mudança de foco de pensamento podemos dar lugar a sensações como: motivação, segurança, serenidade ou confiança.
Portanto, as emoções podem ser aprendidas, controladas e ensinadas às crianças.
O ser humano é moldado de forma única pelas sensações, sentimentos e emoções e são os cinco sentidos que o ligarão ao imenso universo em que vive, então , qual a importância dos sentidos e das sensações na construção do pensamento, da linguagem e das emoções?
O respeito às etapas do desenvolvimento infantil permite à criança alcançar o pensar, a criatividade, a observação, a conclusão e o julgamento.
Qual a importância dos estímulos para o desenvolvimento dos três domínios do comportamento humano: psicomotor, afetivo e cognitivo?
Para que o indivíduo adquira a moralidade, isto é, cumpra os deveres com consciência de sua necessidade e significação, o processo educativo deve conduzir a criança a sair de seu egocentrismo, natural nos primeiros anos, caracterizado pela anomia, e entrar gradualmente na heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual, que é o objetivo final da inteligência ético-moral que diferente das outras inteligências, não é inata, ela tem que ser desenvolvida e praticada e neste capítulo serão fornecidas algumas dicas de como viabilizar um ser ético e moral.