Sinopse do livro:
“Mentes que Aprendem” é um trabalho de pesquisa que rompe a inércia do conhecimento no contexto da educação. Feito para ser lido, relido, refletido, tem utilidade tanto na sala de aula como na vida. Se há problemas em facilitar ao aluno uma aprendizagem verdadeiramente eficaz e funcional, lendo este conteúdo o leitor é levado a solucioná-los de maneira prática e sistêmica.
A obra vai além da conclusão esperada, ela resgata a importância do trabalho desenvolvido e coordenado por Jacques Delors para a Unesco, no início da década de 90, sob o tema A Educação para o Século XXI, cuja meta é transformar o aluno em alguém capaz de aprender: a conhecer, a fazer, a viver com os outros e a ser. Esse desafiante modelo tem em “Mentes que aprendem” um divisor de águas, uma nova proposta de modus operandi para a área educacional com foco na Prontidão para a Aprendizagem como meio de solucionar as dificuldades que giram em torno do aprender do estudante.
“Mentes que aprendem” atua como alicerce pedagógico fundamental na busca não somente de maior equidade educacional, como de substratos no implemento de reformas no ensino que garantam a qualificação e o aprendizado do aluno em sua totalidade.