Introdução
Este estudo sobre a genialidade humana é resultado teórico/prático de minhas pesquisas sobre a tríade - Consciência, Mente e Cérebro. Tem como foco de trabalho a malha de informações do sistema mental e é acompanhado por um modelo de intervenções, baseado na Programação Neurolingüística (PNL), que permite otimizar as matrizes lógicas de inteligência ao seu potencial máximo de genialidade.
Criei este programa pensando em tornar - o ato de estudar, freqüentar a escola, ler livros, prestar atenção nas aulas, pensar, aprender coisas novas - algo muito interessante, fácil, prazeroso e ao alcance de todos.. A evasão escolar, a ignorância, o desinteresse em aprender, as limitações que contribuem para a falta de oportunidades de uma vida melhor, são coisas que me preocupam. Sinceramente almejo que este programa democraticamente, abranja todos os países, todas as camadas sociais, possibilitando a cada ser humano expressar a sua genialidade pessoal.
No meu escritório venho atendendo muitas pessoas dentro do escopo deste programa - só nesses últimos dois anos, mais de 100 (cem) pessoas - que ao me procurarem, alegavam incapacidade de aprender ou expandir conhecimentos específicos. Trabalhei os mais diferentes casos, desde a dislexia e suas muitas variações até a dificuldade para: aprender línguas estrangeiras, tocar instrumentos musicais, memorizar muitas informações ao mesmo tempo, concentrar para prestar atenção em uma aula, estudar ou ler, aprender matérias como matemática, física, química, preguiça em todas as suas modalidades além de muitas outras necessidades.
Os resultados têm sido muito bons. Cada um deles, depois de trabalhados, têm uma história de sucesso para contar! É muito gratificante verificar as mudanças para melhor - prazer em estudar, vontade de aprender, facilidade de entendimento e raciocínio, concentração, senso de responsabilidade, pró-atividade, interesse, curiosidade, etc.
Como tudo começou
Comecei a idealizar este programa quando tive contato com diferentes pesquisas desenvolvidas sobre a inteligência humana:
Inteligência Emocional - Daniel Golleman
Inteligências Múltiplas - Howard Gardner
Inteligência Coletiva - Pierre Lévi
Fiquei me perguntando o que poderia desenvolver, utilizando a PNL, para tornar possível nivelar a capacidade inteligente de uma pessoa, em seu pico máximo, utilizando como referencial comparativo a genialidade que apresenta quando manifesta um de seus talentos naturais. Chamei este pico máximo de genialidade pessoal. Cheguei à conclusão que cada pessoa tem o seu teto de genialidade. Este limite é resultado:
a. da estrutura de sistema mental que ela, como ser biológico, conseguiu desenvolver e,
b. da influencia indireta, mas significativa, das estruturas biogenéticas ancestrais, das quais
todo sistema biológico é derivante.
Conclui também que este teto pode ser expandido, se a estrutura do sistema mental for possibilitadoramente reorganizada.
Considerei as inteligências identificadas por Gardner e Golleman como subsistemas do sistema mental, desenvolvidos para processar as informações correspondentes à expressão de cada inteligência. Chamei estes subsistemas de matrizes lógicas, por que é o tipo de lógica que determina a qualidade e a produtividade operacional de uma matriz.
O conceito de inteligência coletiva lançado por Pierre Lévi e aplicável à inteligência artificial -
"...existe uma inteligência coletiva que está distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, e que resulta em uma mobilização efetiva de competências. Neste conceito, a inteligência está pulverizada no grupo. Ninguém é sabedor de tudo, todas as pessoas sempre sabem algo e isto pode ser juntado de forma a fazer uma inteligência coletiva..." - me trouxe muitas idéias.
Ao terminar de ler este trecho, bailavam em minha mente os pressupostos da PNL, o conceito sistêmico das partes, a estrutura dos circuitos neurais no cérebro, as sinapses nervosas, os neurotransmissores, o sistema mental, as matrizes lógicas ... A questão agora era onde e como fazer as intervenções para transformar em talentos todas as capacidades de uma pessoa, independentemente do seu grau de desenvolvimento; como levar à sua expressão genial, cada parte, cada sistema neural, e mais, como potencializar estes resultados considerando o efeito sinergético da inteligência coletiva.
Para organizar todas estas idéias, surgiu este trabalho com o objetivo de dignificar o ser humano, reorganizando as matrizes de inteligência do seu sistema mental, com as ferramentas do modelo de intervenções, que desenvolvi para este fim. Para tornar didático o entendimento, dividi o seu conteúdo em duas partes:
. a Teoria das Matrizes de Inteligência (TMI)
. o Modelo Sistêmico de Intervenções Evolutivas (MSIE).
Teoria das Matrizes de Inteligência
Este é um modelo teórico, com base filosófica, que apresenta uma hipótese metafórica sobre a estrutura e o conteúdo lógico/matricial do sistema mental, considerando:
a. A Consciência como o princípio causal do ser humano e o corpo físico como veículo de sua manifestação, no meio ambiente;
b. A estrutura cérebro/sistema nervoso como elemento de intersecção entre o corpo físico e a Consciência;
c. O sistema mental como instrumento de comunicação entre a Consciência e o meio ambiente, evidenciando a relação de proporcionalidade entre a qualidade lógica das matrizes de inteligência e a permeabilidade para expressar a natureza genial da Consciência.
Um ponto bastante importante nesta teoria é o entendimento de que a Mente é um fenômeno existencial. Ao se acoplar ao sistema físico, a Consciência vivifica o sistema mental, criando esta ilusão perceptiva de entidade vivente nominalizada Mente. Para fundamentar e contextualizar este modelo, descrevo os seus pressupostos básicos.
Pressupostos básicos :
.O propósito da existência do ser humano é ser instrumento de manifestação da Consciência;
. A Consciência se expressa no meio ambiente, através das matrizes de inteligência do sistema mental;
. Existe uma matriz para cada tipo de inteligência;
. As matrizes de inteligência são compostas por programas e meta-programas operacionais, organizados em estruturas sistêmicas de informações, segundo determinada lógica;
. A Mente é a resultante do acoplamento da Consciência ao sistema mental. Portanto, Mente não é Consciência;
. A expressão inteligente da Mente é diretamente proporcional à qualidade das estruturas lógicas que compõem as matrizes de inteligência do sistema mental;
. Matrizes de inteligência com limitadores matriciais têm seus resultados funcionais reduzidos, por que impedem a manifestação da genialidade contida no potencial inteligente da consciência. Existem dois tipos de limitadores matriciais:
. funcionais - construções lógicas com baixa produtividade operacional
. conceituais - sistemas de informações que limitam a compreensão da realidade;
.Toda matriz de inteligência é passível de ser modificada e potencializada, através de intervenções técnicas;
. A representação interna da realidade - modelo de mundo - é resultado das experiências vividas pela Consciência, em estado de Mente;
.Para as atividades da Mente, são válidos todos os pressupostos da PNL.
Limitadores Matriciais
O foco do trabalho prático são estes limitadores matriciais. Quando estes sistemas operacionais são reestruturados, aprender torna-se fácil, prazeroso, interessante e estimulante. A necessidade de saber mais passa a ser uma característica pessoal.
Limitadores matriciais funcionais
Os limitadores matriciais funcionais são caracterizados por dificuldades operacionais que independem do conteúdo filosófico do sistema mental. São limitações decorrentes de circuitos neurais improdutivamente programados. Extrapolam o âmbito do sistema de crenças. São eles:
a. Falta de controle do foco de atenção da Mente:
. desconcentração
. desatenção
. esquecimento
. distração
. lapsos de memória - "brancos"
. dificuldade para criar imagens mentais
b. Desajustes nas estratégias de aprendizado:
. dificuldade para aprender determinados conjuntos de idéias. Ex.: matemática, física, história entre tantas outras
. dificuldade para compreender informações e interpretar significados - Ex.: ler um texto e ter dificuldade em entender o seu conteúdo e mensagem
. dificuldade de aprendizagem na leitura, escrita e soletração
c. Preguiça:
. física - caracterizada pela presença de massas sutis de átomos, na forma de campos de energia densos, gravados em regiões específicas do corpo e que alteraram para baixo a freqüência vibratória desses espaços corporais, gerando as sensações de peso e inércia.
. mental - os mesmos campos descritos acima e localizados na região do cérebro, gerando sensações de cansaço mental, dor, peso e de esforço excessivo, quando o ato de pensar requer construção ou reestruturação de novas ligações nervosas nos circuitos neurais, decorrentes da assimilação/amadurecimento de idéias.
. moral - atinge a força de vontade do indivíduo. É facilmente identificável pois a pessoa tem vontade de materializar ações, mas falta-lhe a força moral para sustentar o esforço da ação. Para quem sofre de preguiça moral, esforço significa peso, cansaço e ter que medir forças com a inércia.
Limitadores Matriciais de Conteúdo
Os limitadores matriciais de conteúdo têm ligação direta com a representação interna da realidade e o sistema de crenças que o valida. São eles:
a. Falta de auto-estima:
. Complexos - inferioridade e superioridade
. Carências emocionais
. excesso de agressividade/passividade
. dependências emocionais
b. Falta de autoconfiança - Timidez:
. crença de incapacidade
. medo
. insegurança
. ansiedade
. covardia
. desconfiança
c. Falta de motivação:
.desinteresse
. apatia
. falta de iniciativa
. insatisfação
d. Ausência ou presença rudimentar de uma matriz de inteligência:
. ignorância
. preconceito
. posse da verdade
. ingenuidade
. incredulidade
Modelo Sistêmico de Intervenções Evolutivas (MSIE)
Este modelo foi desenvolvido para criar/remodelar as matrizes de inteligência e possibilitar a expressão máxima do potencial inteligente da Consciência - genialidade pessoal. É composto por técnicas de reprogramação baseadas na Neuroprogramação, com estrutura mecânica quântica, aplicadas segundo planejamento prévio. Estes instrumentos de ação permitem intervir em áreas específicas do sistema mental, e possibilitar os limitadores matriciais.
Princípio técnico do modelo
Colapsamento dirigido de estruturas lógicas, utilizando a imaginação criativa como veículo de trabalho, para eliminar os limitadores matriciais. Tem como objetivo produzir salto quântico em operacionalidade e compreensão da realidade em questão. Várias técnicas foram desenvolvidas seguindo este princípio.
Como é desenvolvido o trabalho
. Diagnóstico - um levantamento dos limitadores matriciais a serem trabalhados;
.
Atendimentos individuais - desenvolvidos por um "learning coach", com o propósito de transmutar em estruturas possibilitadoras, os limitadores identificados;
.
Acompanhamento - após as intervenções, são realizados alguns encontros periódicos para avaliar os avanços e possibilitar ainda mais os resultados.
Condições para a realização do trabalho
. Estar com a parte cognitiva do cérebro totalmente desenvolvida, o que se dá em torno dos 12 (doze) anos de idade;
. Ser normalmente inteligente e capaz de seguir instruções com a imaginação;
. Desejar se submeter ao processo de reprogramações.
O que uma pessoa pode esperar deste trabalho
. Tornar-se tão genial em suas múltiplas inteligências, quanto o é na(s) inteligência(s) que constitui(em) o seu conjunto de talentos naturais, possibilitados geneticamente;
. Ser tão inteligente quanto a potencialização da malha de informações de seu sistema mental permite ser.
Como se tornar um "Learning Coach" Este trabalho de formação dura 360 (trezentos e sessenta) horas divididas em: 320 (trezentos e vinte) horas-aula de formação + 40 (qüarenta) horas de supervisão.
Em fevereiro de 2006 iniciaremos a formação de nova turma de Learning Coaches, aqui no Brasil.
Em linhas gerais, este é o conteúdo deste programa que busca facilitar a expressão da genialidade humana.